Filosofia

Filosofia

domingo, 10 de maio de 2009

O ensino de Sociologia no Brasil, seu banimento pelas ditaduras e seu retorno atual

O ensino de Sociologia no Brasil, seu banimento pelas ditaduras e seu retorno atual

A Sociologia é uma das mais recentes ciências criadas, se comparada com outras conhecidas nas escolas.O conhecimento científico a que chamamos Sociologia surgiu a partir da Revolução Industrial, buscando compreender e explicar a formação da sociedade moderna, o modo de produção capitalista e as crises decorrentes desse processo.

No Brasil, desenvolveu-se como ciência desde 1865, tendo sido proposta como disciplina escolar em 1897. Porém, somente em 1925, o ensino de Sociologia foi integrado ao curso médio.
Imagem disponível em klickeducação.com.br
As ditaduras no Brasil e o ensino da Sociologia nunca foram compatíveisNa reforma educacional Gustavo Capanema (1942), na ditadura Vargas (Estado Novo), o ensino da Sociologia foi restringido à obrigatoriedade apenas nas escolas normais (magistério).No interior das tensões características da Guerra Fria, na efervescência dos movimentos sociais no Brasil, em 1961, retornou como disciplina optativa.Após o Golpe Militar de 1964, que deu início à ditadura que durou 20 anos no Brasil, em 1971, as aulas de Sociologia foram substituídas pela disciplina OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Apesar de recolocada na estrutura curricular na nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1996, somente em junho de 2008 foi aprovada a obrigatoriedade da disciplina Sociologia no Ensino Médio.Você poderá assistir ao vídeo (7:24 min) em que César Calligari esclarece um pouco o processo de retorno da Sociologia ao ensino médio: http://www.youtube.com/watch?v=G3DkNBIqhhgCale-se ou "Cálice"A letra da música Cálice de Chico Burque e Gilberto Gil nos ajuda a compreender repressão exercida pela ditadura militar no Brasil. Assista também aos 3 vídeos dessa mesma música:http://www.youtube.com/watch?v=wV4vAtPn5-Qhttp://www.youtube.com/watch?v=oXGDlMMOEWghttp://www.youtube.com/watch?v=26g1jQG-n4Y

Nenhum comentário: