Filosofia

Filosofia

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais.

    Para o alemão Karl Marx (1818-1883), os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. O homem primitivo, segundo ele, diferenciava-se do outros animais não apenas pela característica biológicas, mais também por aquilo que realizava no espaço e na época em que vivia. Caçando,defendendo-se e criando instrumentos, os indivíduos construíram suas história e sua existência no grupo social.
   Ainda segundo Marx, a ideia de indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista. Tomemos um exemplo simples dessa sociedade. Quando um operário é aceito numa empresa, assina  um contrato do qual consta que deve trabalhar tantas horas por dia e por semana e que tem determinados deveres e direitos, além de um salário mensal. Nesse exemplo, existem dois indivíduos se relacionando: o operário, que vende sua força de trabalho, e o empresário, que compra essa força de trabalho. Aparentemente se trata de um contrato de compra e venda entre iguais. Mas só aparentemente, pois o "vendedor"  não escolhe onde nem como vai trabalhar. As condições já estão impostas pelo empresário e pelo meio social.
   Essa relação entre os dois, no entanto, não é apenas entre indivíduos,mas também classes sociais : a operária e a burguesa. Eles só se relacionam, nesse caso e este precisa de salário. As condições que permitem esse relacionamento são definidas pela luta que se estabelece entre as classes, com a intervenção do Estado, por meio das leis, dos tribunais ou da polícia.
   Essa luta vem de desenvolvendo há mais duzentos anos em muitos países e nas mais diversas situações, pois empresários e trabalhadores têm interesses opostos. O Estado aparece aí para tentar reduzir o conflito, criando leis que, segundo Marx, que normalmente são a favor dos capitalistas.
   O foco da teoria de Marx está, assim, nas classes sociais, embora a questão do indivíduo também esteja presente. Isso fica claro quando Marx afirma que os seres humanos constroem sua história, mas não da maneira que querem, pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorre a construção. Para ele, existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos; mas todos têm a capacidade de reagir a esses condicionamentos e até mesmo de transforma-las.
  Marx se interessou por estudar as condições de existência de homens reais na sociedade. O ponto central da sua análise está nas relações estabelecidas em só é possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismos, nas contradições e na complementaridade entra as classes sociais. Assim, de acordo com Marx, a chave para compreender a vida social contemporânea está na luta de classes, que se desenvolve à medida que homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades, " oriundas do estômago ou da fantasia".

               "Nas palavras de MARX"          

                                                         Os indivíduos e a história :
   A História não faz nada, " não possui nenhuma riqueza imensa", "não luta nenhum tipo de luta " ! Quem faz tudo isso , quem possui e luta é, muito antes, o homem real que vive; não é certo, a "História" que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins - como se tratasse de uma pessoa à parte -, pois a História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos.

            


Nelson Dacio Tomazi

15 comentários:

jhenyffer disse...

muito enteresante saber disso sobre as classes sociais e sempre muito bom sabe um pouco mais desse assunto nao e verdade?

Anônimo disse...

Mto bom essa sua definição,,me ajudou muito...
tva precisando para um trabalho de sociologia e consegui bem oq eu queria....Parabens

Anônimo disse...

Ótimo!!

Anônimo disse...

muito bom me ajudou bastante... By Clécia

Unknown disse...

MUITO BOM TEXTO, JUSTAMENTE O QUE EU ESTAVA PROCURANDO, OBRIGADO

Unknown disse...

muito bom o texto, justamente o que eu estava procurando, obrigado

JhuaN disse...

Vlw me ajudou muito, tenho uma prova amanhã e preciso tirar boa nota porquê senão já viu né kkkk, VLW.

JhuaN disse...

Vlw me ajudou muito, tenho uma prova de sociologia amanhã e preciso tirar uma boa nota, porquê senão já viu né kkkkk, vlw msm.

Whitney Kimberly disse...

aah otimo , ameei ><
respondi 4 questões do meu trabalho uma grande ajuda !

Anônimo disse...

Muitoo bom , bem o que eu precisava pra um trabalho de sociologia
By : thailan CArdim

Anônimo disse...

Texto otimooo gostei muitoooo!

Anônimo disse...

Gosto muito de sociologia ajudou bastante..........

Anônimo disse...

isso q eu tava procurando,mt obg

Anônimo disse...

isso q eu tava procurando,mt obg

Anônimo disse...

Noossa muuito muito boom... Era tudo oo qe eu qeria :) para poder entender a materia do Marx :)