Filosofia

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sexta-feira, 1 de abril de 2011

Socialização

É o processo pelo qual os homens aprendem as normas das culturas de origem, e que lhes
permite o contacto social com as gerações passadas e futuras, pela partilha dessas normas.
A socialização transforma os seres humanos em seres sociais. Sendo um processo de
construção da identidade social não destrói a identidade individual, passa a fazer parte
dela.
O desenvolvimento do homem apresenta alguns padrões comuns: o reconhecimento pelo
ser que dispensa cuidados (geralmente a mãe), o desenvolvimento de respostas sociais e a
aprendizagem da linguagem. A privação da figura da mãe durante a primeira infância
parece apresentar características altamente negativas, e uma das consequências pode ser
a dificuldade de aprendizagem da linguagem.
Teóricos do desenvolvimento infantil
Sigmund Freud
afectivas da criança para a definição da sua personalidade futura e para a existência ou
não de futuros problemas neuróticos. Freud sublinha a importância do inconsciente no
desenvolvimento humano, nomeadamente o que nele ocorre durante a chamada fase do
Complexo de Édipo (antagonismo sexual do rapaz em relação ao pai pelo desejo de posse
da mãe).
– Criou a psicanálise. Insiste na importância das primeiras experiências
George Herbert Mead
o comportamento humano em termos de símbolos e de interpretação de significados.
Para Mead a fase mais crucial do desenvolvimento ocorre quando a criança aprende a
distinção entre “eu” e “mim”. O eu é não socializado, enquanto o “mim” é o self social.
Isto quer dizer que a auto-consciência se forma quando os indivíduos se vêm tal como os
outros os vêm. O seguinte estádio crucial é o da aprendizagem do “outro generalizado”,
no qual a criança aprende as normas e os valores da cultura em que vive.
– Criou o chamado interaccionismo simbólico. Este modelo analisa
Jean Piaget
ao mundo em que vive. Piaget distingue quatro estádios de desenvolvimento:
1º. Sensório-Motor - o conhecimento resulta do contacto directo com o mundo exterior.
2º. Pré-Operacional - permite à criança aprender a linguagem e representação simbólica.
Este estádio caracteriza-se pelo egocentrismo.
3º. Operacional Concreto – permite interiorizar abstracções e noções lógicas.
– Enfatiza a cognição ou a capacidade que a criança tem para atribuir sentido

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