Filosofia

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sexta-feira, 1 de abril de 2011

Socialização

É o processo pelo qual os homens aprendem as normas das culturas de origem, e que lhes
permite o contacto social com as gerações passadas e futuras, pela partilha dessas normas.
A socialização transforma os seres humanos em seres sociais. Sendo um processo de
construção da identidade social não destrói a identidade individual, passa a fazer parte
dela.
O desenvolvimento do homem apresenta alguns padrões comuns: o reconhecimento pelo
ser que dispensa cuidados (geralmente a mãe), o desenvolvimento de respostas sociais e a
aprendizagem da linguagem. A privação da figura da mãe durante a primeira infância
parece apresentar características altamente negativas, e uma das consequências pode ser
a dificuldade de aprendizagem da linguagem.
Teóricos do desenvolvimento infantil
Sigmund Freud
afectivas da criança para a definição da sua personalidade futura e para a existência ou
não de futuros problemas neuróticos. Freud sublinha a importância do inconsciente no
desenvolvimento humano, nomeadamente o que nele ocorre durante a chamada fase do
Complexo de Édipo (antagonismo sexual do rapaz em relação ao pai pelo desejo de posse
da mãe).
– Criou a psicanálise. Insiste na importância das primeiras experiências
George Herbert Mead
o comportamento humano em termos de símbolos e de interpretação de significados.
Para Mead a fase mais crucial do desenvolvimento ocorre quando a criança aprende a
distinção entre “eu” e “mim”. O eu é não socializado, enquanto o “mim” é o self social.
Isto quer dizer que a auto-consciência se forma quando os indivíduos se vêm tal como os
outros os vêm. O seguinte estádio crucial é o da aprendizagem do “outro generalizado”,
no qual a criança aprende as normas e os valores da cultura em que vive.
– Criou o chamado interaccionismo simbólico. Este modelo analisa
Jean Piaget
ao mundo em que vive. Piaget distingue quatro estádios de desenvolvimento:
1º. Sensório-Motor - o conhecimento resulta do contacto directo com o mundo exterior.
2º. Pré-Operacional - permite à criança aprender a linguagem e representação simbólica.
Este estádio caracteriza-se pelo egocentrismo.
3º. Operacional Concreto – permite interiorizar abstracções e noções lógicas.
– Enfatiza a cognição ou a capacidade que a criança tem para atribuir sentido

Origens da Sociologia (fundadores e suas bases teóricas)

É uma ciência que se pode considerar recente, tendo a sua origem após as transformações
sociais originadas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial (séc. XVIII e XIX).
Augusto Comte
pelo facto de ter sido o autor do termo que a designa. Inscreve-se no pensamento positivista
e entendeu que a sociologia deveria constituir uma espécie de ciência física aplicada
ao Homem. A sociologia seria o estudo do social com vista à reorganização dos modos
de vida segundo padrões racionais, metódicos e positivos.
(1798-1857) – Francês, é geralmente considerado o pai da sociologia
Émile Durkheim
editor durante vários anos da revista sociológica “L’Année Sociologique”. Aprofundou as
convicções positivistas do fundador da disciplina e desenvolveu importantes estudos e
conceitos, considerados centrais na história da sociologia (facto social, regras explicativas
dos factos sociais, anomia, divisão do trabalho, suicídio, etc.) A grande preocupação
de Durkheim era a estabilidade social (coesão social) e considerava que a sociologia tinha
um papel importante na garantia dessa estabilidade. Debruçou-se também sobre as
patologias sociais que, de alguma forma, poderiam prejudicar a ordem e o progresso (um
dos mais importantes marcos nesta matéria são os seus estudos sobre o suicídio).
(1858-1917) – Foi o primeiro catedrático de sociologia em França e
Karl Marx
um marco da história mundial. Marx baseia as suas teorias no facto dos aspectos económicos
serem determinantes de todos os outros aspectos da vida humana. A sua grande
preocupação é a desigualdade social e, nesse sentido, opõe-se a Comte e Durkheim cuja
grande preocupação era a ordem social. Para Marx a ordem social é transitória e injusta
uma vez que assenta na dominação social de uma classe que explora outra (capitalistas –
proletários), por isso para este autor não há que manter a ordem social mas sim promover
a mudança social. Debruçou-se como ninguém sobre o capitalismo e os problemas sociais
que ele gera.
(1818-1893) – Alemão, além de influenciar o pensamento sociológico tornouse
Max Weber
um dos últimos sábios. Capaz de um pensamento global que abarcava da economia à história,
da filosofia ao direito e à sociologia, apresenta uma leitura integrada da história
humana e uma reflexão sistemática sobre os problemas e características da sociedade do
seu tempo. Tal como Marx preocupa-se em compreender a mudança social, mas por uma
via oposta. Enquanto Marx é um materialista que considera que a parte material da vida
humana é determinante da sociedade, Weber demonstra que o mundo das ideias, das convicções
religiosas e dos valores pode contribuir para a mudança de forma decisiva.
(1864-1920) – Alemão, intelectual de primeira linha, Weber parece ter sido

Sociologia – o que é? Qual o objecto de estudo?

O termo sociologia foi criado por Auguste Comte para designar uma ciência geral da
organização e evolução da sociedade. A vontade de conferir a esse conhecimento um
carácter positivo e objectivo levou a sociologia a aplicar aos problemas sociais os métodos
de pesquisa e formas de análise que permitissem estabelecer relações de causa-efeito
entre os problemas e regras ou até ‘leis’ da organização social humana. O objecto de
estudo da sociologia é muito abrangente e diversificado e os seus métodos e técnicas de
análise também o são. A sociologia pretende demonstrar como os comportamentos sociais
são afectados por factores estruturais e conjunturais e de como os indivíduos interagem
nesses contextos.
O pensamento sociológico é de tipo científico pelo que pressupõe uma ruptura epistemológica
com a maneira de pensar aprendida em comum na sociedade. A importância do
estudo da sociologia fundamenta-se na crença dos sociólogos de que as representações,
os hábitos, as maneiras de agir e de pensar estão estreitamente ligadas com os meios
sociais nos quais se inserem os indivíduos. O indivíduo, sendo único, é também um elemento
construtivo do fenómeno social. De acordo com Giddens
investigar o que a sociedade faz de nós e o que é que nós fazemos de nós próprios.”
“é tarefa da sociologia
A estrutura social é anterior a cada indivíduo mas depende de cada um (imanência e
transcendência). Ela está em permanente mudança ou reestruturação, pela influência do
desempenho de cada um em sociedade.